“Almadilha. Ensaios sobre Sophia de Mello Breyner Andresen”

Lançamento do novo livro de Federico Bertolazzi

No âmbito das Comemorações do Centenário, Federico Bertolazzi publica uma nova edição dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen. Almadilha. Ensaios sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, é um livro em que são abordados temas fundamentais da obra de Sophia, como a relação geopoética com o mar; a religiosidade entre imanência e transcendência; a metaliterariedade aglutinadora das influências de Pascoaes e Pessoa (que Adília Lopes de alguma forma retoma); a dicção exacta do puro olhar; a exemplaridade; o tempo; entre outros.

A apresentação da obra realiza-se no dia 15 de Maio, pelas 17h30, na sede do Instituto Camões, em Lisboa. A apresentação está a cargo de Fátima Freitas Morna e Joana Matos Frias.

Federico Bertolazzi é doutorado pela Universidade de Lisboa, é professor de Literatura portuguesa na Universidade de Roma Tor Vergata onde é também responsável científico da Cátedra Agustina Bessa-Luís. Tem vários livros publicados e traduziu e organizou edições italianas de Luís de Camões, (D’amor sì dolcemente. Cinquanta sonetti di Luís de Camões, 2019); Maria Teresa Horta (Mia Signora di Me, 2018); Al Berto (Orto di incendio, 2017); Sophia de Mello Breyner Andresen (Come un grido puro, 2012); Eugénio de Andrade (Dal mare o da altra stella, 2006), entre outros.

 

Imagem: André Almeida e Sousa, Sem título, 2011.

15 Mai 2019 17h30
Instituto Camões
Av. da Liberdade 270, Lisboa