Olhares Mútuos: Maria Helena Vieira da Silva e Sophia de Mello Breyner Andresen

Exposição no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva

A Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva associa-se às comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, com uma exposição centrada na relação de amizade com o casal Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva (exposição documental com obras de Arpad Szenes e Vieira da Silva). Curadoria de Silvia Chicó.

Nesta exposição acedemos ao núcleo de obras de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes presentes na colecção privada de Sophia de Mello Breyner, hoje em posse de seus filhos. Nestas obras, complementadas com documentação vária, revelam-se as afinidades poéticas entre Vieira da Silva e Sophia.

A exposição procura evidenciar o diálogo entre as duas autoras, bem como realça paralelismos entre as suas obras, que, se bem que em linguagens diferentes, possuem características comuns.

Os Olhares Mútuos entre as duas, a profunda atenção com que ambas fruíram a obra uma da outra, em evidente diálogo, acabam por realçar as afinidades existentes nos respectivos processos criativos das artistas.

15 Mai 2019
Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva
Praça das Amoreiras 56, Lisboa