“Poeta MArt” – projecto educativo sobre a obra poética de Sophia

Em 2018/2019 os alunos do 5º ao 9º ano da escola de Arte MArt e da EB 2/3 Manuel da Maia vão debruçar-se sobre a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen a propósito das comemorações do centenário do seu nascimento. Os alunos trabalharão a partir de duas fontes: as histórias do quotidiano vividas por cada um, junto das famílias e de amigos nos bairros onde vivem e a leitura da obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen para criar novos textos com novas estruturas, figuras e ambientes.
Os projetos propostos visam o desenvolvimento pessoal dos alunos através da aprendizagem técnica, expressiva e teórica de disciplinas das artes visuais nas oficinas de Desenho, Pintura, Cerâmica e Gravura, e o desenvolvimento do sentido de comunidade através da discussão de ideias e tarefas para executar as propostas, da capacidade de comunicação e de integração do outro no trabalho em equipa e individual feito em conjunto.
A discussão das diferentes abordagens artísticas aos desafios, que coexistem e enriquecem o projecto no seu todo, ajudam a desenvolver o respeito pela diferença e promovem o reconhecimento do mérito de cada participante.
A proposta articula-se em dois eixos a que correspondem dois projetos: o mundo exterior, o espaço físico onde os alunos circulam e que podem experimentar e observar e o mundo interior, as histórias e a construção de narrativas pessoais. Ambos visam desenvolver a atenção interna, a si próprio, e externa, ao outro e ao mundo em volta, promover a sensibilidade do olhar e do escutar, estimular a leitura e levar os participantes a processar o que acontece de forma criativa e positiva.