Valentim de Carvalho reedita Menina do Mar

A Valentim de Carvalho associa-se às Comemorações dos 100 anos de Sophia de Mello Breyner Andresen com vários trabalhos muito especiais.

Trata-se da reedição do CD de A Menina do Mar  e que começa assim… “A Menina do Mar” foi, por sugestão do poeta David Mourão-Ferreira, a primeira história portuguesa a ser editada em disco… Até essa altura, em 1961, só existiam em vinil histórias infantis narradas em português-brasileiro. O Encenador Artur Ramos seleccionou e dirigiu os actores: Eunice Muñoz foi convidada para narradora da história, seguindo-se Luís Horta, um excelente imitador, que contribuiu com algumas das suas imitações para efeitos de sonoplastia, fazendo de caranguejo, polvo, peixe, etc.… e, por fim, as duas crianças que fizeram, também, um excelente trabalho. O Artur Ramos era um Director Artístico muito rigoroso e ensaiou tudo e todos muito a sério.
O Maestro Fernando Lopes-Graça compôs a música original da história, interpretada pela sua pequena orquestra de sete músicos, também estes muito bem ensaiados; gravaram tudo num só dia e ao mesmo tempo; quando alguém se enganava voltava tudo ao princípio, pois só existia uma pista de gravação!”, explicava Hugo Ribeiro, Técnico de Som, em 2004.

Em conjunto com esta reedição, será disponibilizada a gravação do espectáculo que aconteceu no Teatro São Luiz,  a 2 e 3 de Fevereiro, a partir da história de A Menina do Mar.  Com música de Bernardo Sassetti, a atriz Carla Galvão e o pianista e compositor Filipe Raposo criaram um universo poético em palco, com a ajuda das ilustrações e das animações de Beatriz Bagulho.

Está também já disponível, em CD e nas plataformas digitais, o 5º volume da colecção “Dizem os Poetas”, dedicado à poesia de Sophia de Mello Breyner e de Jorge de Sena.

Aceder em: http://www.valentim.pt/conteudo/musica/noticias/dizem-os-poetas-sophia-e-sena