Bojador

Adaptação teatral a partir da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen

No dia 9 de outubro, às 10h30, na Aula Magna da Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana estreia o espetáculo Bojador, com dramaturgia e encenação de Ana Perfeito, a partir da obra e dados biográficos de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Trata-se de uma reescrita e adaptação de O Bojador, peça de teatro que integra o Plano Nacional de Leitura, levado a cabo pela Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, que se propõe celebrar Sophia levando o espetáculo de forma gratuita a todas as escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo.

Interpretado pela atriz Mané Carvalho e pelo ator Pedro Roquette, a cenografia é de Ricardo Sá, estudante de Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que levou a cabo um trabalho de investigação para criação de uma cenografia para aquela que será a 140ª criação do Teatro do Noroeste – CDV.

O espetáculo Bojador é classificado para maiores de 6 anos e tem a duração aproximada de 40 minutos sem intervalo. Estará em cena de 9 a 26 de outubro, de segunda a sexta-feira em escolas e, aos sábados, às 17h00, no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

A companhia vianense tem ainda prevista a edição do texto do espetáculo em livro, que será oferecido a cada escola onde o espetáculo Bojador se apresentará e cujo lançamento oficial decorrerá durante o mês de novembro.

 

Design Gráfico e Foto de Cena: Rui Carvalho

 

Aula Magna da Escola Secundária de Monserrate | Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda
Avenida do Atlântico, Viana do Castelo | R. de Sá de Miranda, Viana do Castelo